5 dicas de como cuidar dos seus quadros

Já comprou alguma obra e depois de alguns anos percebeu que as cores ficaram opacas e sem vida? Ou então encontrou um pontinho de mofo entre a obra e o vidro da moldura? A gente chegou para acabar com essa frustração. Aqui vão cinco cuidados para que suas obras não desbotem ou embolorem e as molduras não estraguem.




_1// Não exagere


Produtos como álcool e limpadores multiuso contém muita química e acabam prejudicando as molduras, principalmente as de madeira. Para limpar, fica no básico: um pano seco ou pincel limpo são o suficiente.


_2// Mofo é o nosso inimigo


Uma parede com qualquer sinal de mofo pode ser um perigo para seus quadros. Ele pode entrar na moldura e estragar a obra. É muito importante que de tempos em tempos retire o quadro da parede para dar uma verificada. Aproveita para ver se não tem nenhum bichinho, como as traças, e tire-os também.


_3// Ficou aquela marcona de dedo no vidro?


Passe o produto próprio para vidros com um pano limpo e macio. Coloca o produto no pano, tá? Nunca direto no vidro para não correr o risco do líquido entrar na moldura por algum vão e ser absorvido pelo papel. E não esquece da dica 1: só usa o produto se houver alguma mancha, se não, fica no pano seco ou pincel macio.


_4// Nada de banho de sol


Sim, seus quadros gostam de sombra. O calor e a exposição solar podem causar danos como: ressecamento de tinta (em obras originais), desbotamento da impressão (em reproduções), manchas e estufamento das molduras. Escolha paredes que não tenham exposição direta ao sol para pendurar suas obras.


_5// O espanador vai virar seu melhor amigo


No dia a dia, o máximo de sujeira que você vai encontrar nos seus quadros, é aquela camada de pó em cima das molduras, a melhor solução é passar um espanador delicadamente nas áreas que acumulam pó. O espanador também serve para a limpeza de telas e obras sem vidro. É tão rápido e prático que você nunca mais vai ter preguiça de limpar sua gallery wall.



Com esses cuidados sua obra vai durar muito mais. Conhece algum cuidado importante que não citamos? Conta pra gente nos comentários.