GC36 indica//#02

Uma lista do que nossa curadoria acha que vale a pena conhecer, feita sem pressa e padrões. Aqui não importa se é um livro clássico ou um clipe que acabou de ser lançado, o que importa é que a gente adorou e que achamos que você também vai adorar.


Por isso, esta seção do blog não tem periodicidade nem categorias definidas. Nos reservamos a liberdade de fazer a lista do que a gente quiser quando acharmos que tá na hora :)



 

>> clipe

_1// A QUEDA, Gloria Groove


O novo clipe de Gloria Groove, lançado dia 15 de outubro, é uma mistura de tudo que a gente gosta.


A música traz o que a gente já espera, e ama, da artista: uma batida gostosa e uma letra feroz, mas dessa vez, com um toque sombrio. A Queda aborda o prazer mórbido que o público tem no ato do cancelamento e o tema é muito bem completado pela batida da música, com referência à trilhas sonoras de filmes de terror.

O conceito fecha perfeitamente no clipe, que tem um clima de aberrações de circo, ou seja, atrações que o público ama odiar.


Mas não é só de conceito que vive um artista, certo? A música é super gostosa de ouvir e o clipe é esteticamente maravilhoso: cenários, figurinos e fotografia impecáveis. Taí a mistura perfeita.






 

>> criadora de conteúdo

_2// LILIAN FARRISH


Lilian Farrish usa o Instagram e o TikTok para falar sobre arte com irreverência. Ela desvenda referências artísticas em clipes de pop, fala sobre exposições de arte ao redor do mundo e compartilha com seu público curiosidades do mundo da arte num tom de fofoca edificante que a gente simplesmente AMA.


Separamos alguns conteúdos dela só pra você ver o que tá perdendo e começar a segui-la.





 

>> expo

_3// CAROLINA MARIA DE JESUS:

Um Brasil Para os brasileiros


A exposição é dedicada à trajetória da artista, que, além de escritora, também foi compositora, cantora e artista circense. Carolina Maria de Jesus (1914-1977), uma mulher negra, mãe sola e moradora da favela do Canindé, ficou internacionalmente conhecida com a publicação do livro Quarto de despejo, um conjunto de cerca de 20 diários que retratam de modo fiel o cotidiano da vida na favela e que foi imediatamente traduzido para 13 idiomas.


A expo está em cartaz no Instituto Moreira Salles de São Paulo até o dia 31/01/2022.


Entrada gratuita, com agendamento prévio, pelo site do IMS (novos lotes de ingressos serão lançados sempre às quintas-feiras, às 12h).



 


>> livro

_4// ARTE BRASILEIRA PARA CRIANÇAS


Escrito por Isabel Diegues, Márcia Fortes, Mini Kerti e Priscila Lopes (que também assina o projeto gráfico) e ilustrado por Juliana Montenegro, este livro apresenta 100 artistas brasileiros para o público infantil e os convida para criar.


Na premissa de que “Assim como não há regras ditando como fazer uma obra de arte, não há regras para como ver uma obra de arte”, o livro propõe atividades diversas para explorar obras produzidas no Brasil nos últimos cem anos que não só estimulam a criatividade como também abordam arte com uma linguagem simples e divertida.


O livro foi publicado pela editora Cobogó e pode ser facilmente encontrado nas principais livrarias, inclusive em sebos online com valores mais acessíveis.



 

>> documentário

_5// VOX


Vox é um canal no YouTube de mini documentários que abordam assuntos relevantes e/ou curiosos. Os vídeos tem uma narrativa que prende a atenção além de terem uma ótima edição e, com frequência, fazem uso de recursos gráficos super interessantes para ilustrar o que está sendo dito.


O canal é estadunidense e infelizmente as legendas só estão disponíveis em inglês na maioria dos vídeos. Mas a série Glad you asked (Que bom que perguntou, em tradução livre) que responde perguntas sobre assuntos da atualidade em vídeos de cerca de 20 minutos e já está na segunda temporada é legendada em vários idiomas, inclusive em português do Brasil. Separamos alguns deles para vocês:








Posts Relacionados

Ver tudo