• Daniel Feijó

Panning

Atualizado: 17 de Mai de 2020



POR DANIEL FEIJÓ


A fotografia é a arte de congelar o tempo, de trazer a tona sentimentos vividos tempos atrás e de nos permitir um teletransporte para lugares e locais que já visitamos.


Esse poder que a fotografia tem de resgatar sentimentos é muito mágico, e é por isso que eu tenho uma séria história de amor com a fotografia e suas diversas técnicas de capturar um pedacinho do tempo.


O panning é uma das técnicas fotográficas que mais gosto. Quando bem utilizada, essa técnica dá a imagem uma sensação incrível de movimento. Mas não acabamos de falar da pausa do retrato? da captura estática? Pois é... É justamente isso que eu admiro nessa técnica. Parece um jeito de contrariar o óbvio, dar movimento ao que supostamente não tem movimento.



Apesar de desafiadora, a técnica é simples. Você deve configurar a câmera com uma velocidade baixa e com um valor de diafragma mais fechado para garantir nitidez. Mas isso depende muito do horário do dia em que você estará empregando essa técnica. Leve em conta as variações de luz. Se o diafragma estiver muito aberto, a fotografia pode ficar superexposta ou seja, com excesso de luz, já que para fazer o panning a velocidade do obturador deve sempre estar baixa. A noite, a ausência de luz natural nos permite usar um diafragma um pouco mais aberto, compense com a sensibilidade (ISO) se precisar.


Para começar, entenda o quão rápido está o seu assunto e configure a velocidade do obturador de acordo. Em seguida, configure a abertura do diafragma, sugiro que esteja entre f8 e f11. Por último, o ISO deve estar no mínimo possível para não gerar tantos ruídos na foto. Nos horários da manhã e tarde, é possível trabalhar com um ISO menor que 400. Já a noite, até 800.


Essas configurações são sugestões, não esqueça de fazer testes. Cada local e horário tem suas diferenciações de iluminação e vão exigir uma configuração diferente.    


Já com equipamento configurado, você deve escolher um assunto (pessoa, carro, moto, cachorro ou qualquer outra coisa que tenha movimento) a ser retratado e acompanhá-lo até o momento do clique. Isso mesmo! Escolha o assunto, foque nele e o acompanhe com um movimento panorâmico. Isso fará que o assunto escolhido fique congelado, e o fundo com uma aparência borrada como resultado do movimento da câmera. Assim que achar conveniente é hora de clicar. Mas não se assuste e nem desista, é preciso fazer alguns testes até alcançar um resultado satisfatório.



Outra opção é focar no fundo da foto e dar movimento ao assunto. Posicione sua câmera enquadrando o fundo desejado e deixe o assunto entrar e sair do quadro. Nessa opção, a câmera fica parada esperando o assunto passar. O personagem que estará interagindo com a sua composição, ganhará um movimento que lembra um leve borrado. Essa é a intenção da técnica: permitir essa sensação de movimento e contrariar o status estático da fotografia. 



O Panning combina muito com centros urbanos. Ruas e avenidas são um prato cheio de possibilidades para usar a técnica. Se você for brincar com fundos focados, aconselho escolher cenários com cores fortes e texturas para garantir um resultado mais interessante. Agora é hora de deixar a criatividade rolar.


Lets'nessa! 📸 #quandoaquarentenaacabar




Pernambucano de Recife, Daniel Feijó, 34 anos. Tenta captar em suas fotografias a essência e beleza em coisas simples. Um retrato de um cotidiano mais focado no lado B das histórias contadas através de imagens. Tecnólogo e graduado em fotografia, vive suas inquietações nas artes visuais a pouco mais de 13 anos.  


Veja as obras de Daniel Feijó disponíveis para compra aqui.

13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

GC36

SOBRE | ARTISTAS | BLOG36 | PARTICIPE

POLÍTICA DE TROCA E REEMBOLSO

POLÍTICAS DE PRIVACIDADE E TERMOS DE USO

FALE CONOSCO

galeriacalixto36@gmail.com

Acompanhe nossas novidades

e bastidores nas redes sociais

Cadastre-se para receber nossas notícias :)

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon

Praça Benedito Calixto, 36 - Pinheiros, SP
CNPJ 34.708.280/0001-09